O que é a Dieta Cetogênica? [Guia Completo com Cardápio]

A Dieta Cetogênica pode te ajudar a emagrecer bem rápido. Saiba tudo sobre ela: quais os benefícios, quais alimentos são permitidos, cardápio, quais os riscos e mais.

Você já ouviu falar da Dieta Cetogênica?

Resumidamente, é uma dieta que consiste em diminuir drasticamente os alimentos ricos em carboidratos e aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas.

Esta dieta funciona para emagrecer porque, comendo desta forma, o organismo passa a utilizar a sua própria gordura como fonte de energia primária, ao invés de glicose.

Mas é só isso? Não!

Leia esse artigo até o fim. Tenho uma recomendação especial pra você no final!

O que é a Dieta Cetogênica?

Prato da dieta cetogênica

A dieta cetogênica (ou dieta cetônica) consiste em uma alimentação extremamente low carb (baixa quantidade de carboidratos) e rica em gorduras (como abacate, bacon grelhado, salmão) e proteínas (carnes principalmente).

Com isso, o organismo passa a buscar a sua gordura para suprir as necessidades primárias de energia, o que ajuda na perda de peso.

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Por que ela ajuda a emagrecer?

A dieta cetogênica ajuda no emagrecimento porque reduz bruscamente o consumo de carboidratos.

Tá. Mas e daí?

E daí é que os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, já que por meio deles é obtida a glicose.

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Quando você reduz os carboidratos, o corpo precisa retirar a energia de outras fontes. A segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui. Quando esta reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece.

Porém, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas (veja os efeitos colaterais mais à frente).

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Como funciona a Dieta Cetogênica?

Ela funciona da seguinte forma: no geral, você passa a consumir cerca de 10% a 15% das suas calorias diárias em carboidratos, 50% em gorduras e mais ou menos 30% em proteínas.

Mas 50% de gorduras? Como assim?

Isso mesmo. Nessa dieta, para o organismo começar a gastar a gordura como fonte primária de energia, deve-se aumentar a quantidade de gordura ingerida.

Vamos citar os alimentos permitidos logo abaixo.

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Lista de alimentos permitidos e proibidos

A tabela a seguir traz uma lista de exemplo de alimentos que podem ser ingeridos e os que não podem.

PERMITIDOSPROIBIDOS
Óleos, azeite, manteiga, margarinaArroz, macarrão, milho
Carnes, ovos e peixesFarinha de trigo, aveia
FrutasBatatas
Legumes e verduras verdes escurasFeijão, soja, ervilha, grão-de-bico
Linhaça, chia, girassolPão, biscoito, torradas
Queijo, creme de leite e iogurte sem acúcarPizza, lasanha, iogurtes com açúcar
Molhos como maionese e mostardaBolos, doces, biscoitos, chocolate
Embutidos como presunto, linguiçaAçúcar e adoçantes
Amendoim, noz, avelã, castanhaAchocolatado, leite

É importante lembrar que nesta dieta você deve ingerir frutas e legumes do mesmo jeito que em uma dieta normal, sem aumentar ou diminuir a quantidade.

Desta forma, você deve comer de 3 a 4 unidades de frutas por dia e legumes e verduras nas refeições do almoço e do jantar.

Exemplo de cardápio de Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica - diversos alimentos

Preparamos pra você um exemplo de cardápio baseado nesta dieta:

  • Café da manhã: Omelete frito na manteiga com presunto ou peito peru + suco verde de limão, couve e espinafre;
  • Lanche da manhã: Mamão com pasta de amendoim ou morango com creme de leite;
  • Almoço: Bife de frango grelhado no azeite, salada de legumes, alface, tomate e molho de 4 queijos;
  • Lanche da tarde:  Castanhas de caju e queijo coalho;
  • Jantar: Salmão grelhado com salada temperada com azeite.

Importante: é sempre bom lembrar que a dieta cetogênica ou qualquer outra dieta, deve ser prescrita ou acompanhada por um profissional nutricionista, para prevenir problemas como, no caso da cetogênica, queda da glicemia e aumento do colesterol.

Vamos citar abaixo outros benefícios e alguns efeitos colaterais que ela pode causar.

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Outros benefícios e vantagens

Historicamente, a dieta cetogênica surgiu como uma forma de tratar doenças neurológicas, como a epilepsia.

Porém, atualmente as pesquisas mostram que ela pode ajudar a tratar diversas outras doenças, como por exemplo:

  • Doenças cardíacas: ajuda a melhorar vários fatores de risco como a gordura corporal, níveis de colesterol HDL, pressão sanguínea e glicose;
  • Câncer: a dieta hoje está sendo utilizada para tratar diversos tipos de câncer e retardar o crescimento de tumores;
  • Alzheimer: pode reduzir os sintomas da doença e retardar a sua progressão.
  • Epilepsia: pesquisas indicam que essa dieta é capaz de reduzir a frequência dos ataques em crianças epilépticas (veja um artigo sobre isso aqui);
  • Parkinson: pelo menos uma pesquisa indicou que a dieta cetônica ajuda a aliviar os sintomas do mal de Parkinson;
  • Espinhas: reduz os níveis de insulina no sangue, além de eliminar o açúcar e comida processada alimentação, o que ajuda a melhorar casos de acne.

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Efeitos colaterais

É possível que você sinta alguns efeitos colaterais enquanto o seu corpo está se adaptando à nova dieta. Isso é relativamente comum e passa em poucos dias.

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão:

  • Sensação de fraqueza e cansaço (inclusive mental);
  • Aumento dos ataques de fome;
  • Dificuldade para dormir;
  • Problemas intestinais;
  • Redução no desempenho atlético;
  • Pode afetar o humor.

Reforçando: faça um acompanhamento com o seu nutricionista!

Essa dieta é pra mim?

Prato de carne

A dieta cetogênica funciona muito bem para pessoas diabéticas, obesas ou que querem melhorar o seu metabolismo.

Porém, ela não é indicada para quem se exercita regularmente ou para quem está procurando hipertrofia.

E assim como toda dieta, ela só irá funcionar se você segui-la a longo prazo.

Curiosidade: pessoas que já experimentaram a dieta low carb irão gostar pois, em partes, são parecidas!

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Mas afinal, ela ajuda a emagrecer mesmo?

Sim, ela é uma forma eficiente de perder peso e reduzir os fatores de risco para doenças.

Inclusive, uma pesquisa descobriu que pessoas que fazem a dieta cetônica conseguem perder 2,2 vezes mais peso do que pessoas que fazem dieta de baixa gordura com restrição calórica (fonte aqui – inglês).

O fato é que a dieta cetônica vai te ajudar a perder muito mais gordura corporal do que uma outra dieta rica em carboidratos e baixa em gordura. E o melhor, você vai emagrecer sem sentir fome.

Confira esse vídeo explicando um pouco mais sobre o assunto:

Minha Recomendação: Faça seu metabolismo queimar gordura naturalmente!

Dieta de 21 dias funciona mesmo Por Dr. Rodolfo Aurelio

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